Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Água Branca - Alagoas

 

Cidade de Água Branca - Alagoas

Até o século XVII o território onde é hoje a cidade de Água Branca fazia parte das sesmarias de Paulo Afonso (BA). Denominada Mata Pequena, Matinha de Água Branca, até se tornar o município de Água Branca. O nome surgiu de uma serra da região, rica em fontes de águas muito limpas.

A partir de 1769 o povoado começou a se formar na região com a família Vieira Sandes, o capitão Faustino Sandes arrematou algumas terras, atraído pelas serras, pela fertilidade do solo propício ao cultivo de cana-de-açúcar e pelas boas pastagens, formando o primeiro núcleo de povoamento e tornando-se o tronco dessa família em toda a região.

A capela de Nossa Senhora do Rosário foi à primeira erguida no povoado. Posteriormente, o Barão de Água Branca ergueu a matriz de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou à padroeira do município.

Em 1864 foi criada a freguesia, e em 1919, Vila de Água Branca, por meio de lei, a vila foi elevada à condição de cidade. Água Branca tem na arquitetura antiga um de seus maiores atrativos turísticos, apreciada na Igreja Matriz, na Igrejinha do Rosário, no Centro Histórico da Praça da Matriz, na Casa do Barão de Água Branca e no calçamento da Praça Fernandes Lima.

Sua riqueza natural concentra-se na beleza da Serra do Himalaia. Os pontos altos da cidade, com uma grande concentração de visitantes, no entanto, registram-se nas festas de Emancipação Política 21 de abril, Juninas e da Padroeira 28 de novembro a 08 de dezembro.

 Cidade de Água Branca
LocalizaçãoMunicípio do Sertão do Estado de Alagoas
Área456,7 km²
LimitesDelmiro Gouveia, Pariconha, Mata Grande, Inhapi, Olho D’Água do Casado e Tacaratu (PE)
Altitude550  m
ClimaTropical semi-árido
Temperatura média anual25º C
Distância da Capital312 km
EconomiaAgricultura (feijão, milho, mandioca e frutas tropicais)
Divisão AdministrativaÁgua Branca-sede
População18.660 habitantes (2000)
Criação do Município24 de abril de 1875
CEP57490-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade