Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Anadia - Alagoas

 

O nome original do município de Anadia era Campos do Arrozal de Inhauns. Em 1801 foi elevado à categoria de vila e passou a ser chamada de Vila Nova de São João de Anadia, em homenagem ao Visconde de Anadia, ministro português, que autorizou a criação da vila.

Em 1802, instalada como freguesia, não se sabe ao certo, quais foram os principais desbravadores. Supõe que o primeiro povoado foi precedido por famílias que migraram para a região, atraídas pelas planícies e boa produtividade do solo. Essa produtividade atraiu outros desbravadores que seguiram o curso do rio São Miguel, numa rota de exploradores.

A história conta que durante o século XVII uma imagem da Virgem da Piedade foi encontrada nas imediações do povoado e, segundo a crença popular, fez com que o padroeiro do arraial, São João, fosse substituído por Nossa Senhora da Piedade. Fez parte da comarca de Alagoas, hoje Marechal Deodoro, até 1833, quando passou para a comarca de Penedo. A comarca de Anadia só viria a ser criada cinco anos depois. A Festa da Padroeira, comemorada dia 02 de fevereiro, recebe milhares de devotados fiéis na tradicional procissão.

A população festiva de Anadia se orgulha de manter viva a tradição de reveillon, carnaval, vaquejada e, principalmente, dos festejos juninos. Os finais de semana em Anadia são passados com muitos banhos de bica. No balneário Santa Cruz, uma fazenda com fartos banhos e fruteiras por toda a parte.

Situação Geográfica: Microrregião de Arapiraca. Limites com Tanque D'arca, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, Boca da Mata e Maribondo. 130 metros acima do nível do mar.

Área: 273 km2

Clima: Temperado. Máxima de 30° C e mínima de 22° C.

População: 17.839 habitantes.

Eleitorado: 11.304 eleitores.

Economia: Agropecuária

Educação: 5.000 vagas (redes estadual e municipal).

Saúde: 5 postos de atendimento, um hospital regional (50 leitos)

Acesso: BR-101 Sul, BR-101Norte e BR-316.


Mapa do Site  |  Política de privacidade