Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Arapiraca - Alagoas

 

Arapiraca é um município considerado recente onde registra que por volta de 1848, as terras pertenciam ao senhor Marinho Falcão. E foi vendida a Amaro da Silva Valente, que junto com sua família habitou na região. A história conta que o genro de Amaro da Silva, Manoel André Correia, abriu caminhos pelas matas virgens até descobrir uma planície fértil e rica em árvores frondosas, principalmente a "arapiraca". Nesse lugar iniciou o povoado que recebeu, desde a origem o nome Arapiraca, um termo indígena que significa "ramo que o periquito visita" (Ara-periquito; poya-visitar; aca-ramo).

Em homenagem ao falecimento da esposa de Manoel André, em 1855 foi construído, sobre sua sepultura, a capela de Nossa Senhora do Bom Conselho. O povoado progrediu e seu desenvolvimento justificou a elevação à condição de vila no ano de 1924. E em 1938, por meio de decreto, tornou município.

Em 1949 a cidade recebeu o titulo de comarca, desvinculando de Anadia. Com a cultura econômica voltada para o beneficiamento do fumo - produto base da economia do município - recebeu o título de "Capital Brasileira do Fumo", com a maior área contínua de plantação do mundo. É o segundo maior município de Alagoas, atendendo comercialmente não só ao Agreste, mas ao Sertão e ao Baixo São Francisco.

Entre os seus festejos destacam-se: a festa da padroeira, entre o mês de janeiro e fevereiro; a Micaraca, após a Semana Santa; o Alavantú, no mês de junho; a Emancipação Política, comemorada dia 30 de outubro e a Feira de Negócios de Arapiraca Fenar, que acontece no mês de dezembro.

 Arapiraca
LocalizaçãoMunicípio do Agreste do Estado de Alagoas
Área367,5 km²
LimitesIgací, Craíbas, Coité de Nóia, Limoeiro de Anadia, Junqueiro, São Sebastião, Feira Grande e Lagoa da Canoa
Altitude264  m
ClimaTropical quente e seco
Temperatura média anual20º C
Distância da Capital135,6 km
EconomiaAgricultura, pecuária e indústria
Divisão AdministrativaArapiraca-sede
População186.150 habitantes (2000)
Criação do Município30 de maio de 1924
CEP57300-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade