Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Barra de Santo Antônio - Alagoas

 

Barra de Santo AntônioBarra de Santo Antônio foi colonizada por holandeses, que chegaram ao litoral alagoano por volta de 1853. A partir daí começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa construídas à margem do rio Santo Antônio, que corta a cidade em dois locais distintos, um mais urbano, sede da cidade, à margem direita e o outro mais turístico e nativo à margem esquerda. Durante muitos anos houve um cruzeiro construído pelos holandeses, que servia de ponto de partida para a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, consumido pelo tempo.

Um estaleiro, onde eram construídos barcos e navios de pequeno porte, proporcionou o crescimento da região. Em 1960, a cidade foi emancipada. O movimento de emancipação política do distrito que pertencia a São Luiz do Quitunde, foi liderado por Manoel Monteiro de Carvalho. A pesca e a exploração da pedra calcárea sempre foram à base econômica do município.

Barra de Santo Antônio tem o turismo como vocação natural, suas praias conservam características selvagens e linhas de arrecifes formam piscinas naturais. Cortada pelo rio Santo Antônio, concentram vários pontos turísticos entre eles, a Ilha da Crôa, cuja travessia é feita por balsas, às praias de Carro Quebrado, das Enseadas e Tabuba.

Entre as festividades culturais, destacam-se o carnaval, os festejos juninos, a festa de abertura do verão, a festa do padroeiro, São Sebastião celebrada dia 20 de janeiro e da Emancipação comemorada dia 20 de agosto.

LocalizaçãoMunicípio da Região Leste do Estado de Alagoas
Área138 km²

Limites

Paripueira, São Luiz do Quitunde, Passo de Camaragibe e Oceano Atlântico.
Altitude10 m
ClimaQuente e úmido
Temperatura média anual29º C
Distância da Capital37 km
EconomiaPecuária, agricultura e turismo.
Divisão AdministrativaBarra de Santo Antônio-sede
População11.272 habitantes (2000)
Criação do Município20 de agosto de 1960
CEP57925-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade