Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Barra de São Miguel - Alagoas

 

Barra de São Miguel Até a metade do século XVI, o território onde atualmente é o município de Barra de São Miguel foi colônia dos índios Caetés, conhecidos como Canibais. Segundo a história, os índios teriam devorado o bispo, Dom Pero Fernandes Sardinha, que veio de Portugal para catequizar a região. Ele trouxe uma imagem de Nossa Senhora Santana, que foi abandonada com o ataque e resgatada anos depois.

A área se tornou um núcleo de pescadores, Manoel Gonçalves Ferreira montou um estaleiro, para fabricar embarcações, conhecidas em todo país, destacando o maior navio nordestino da época, o "Sane-Duarte", e o maior iate, "Claudio Dubeux", o estabelecimento gerou empregos aos "experimentos mestres" do local, com a instalação de novos estaleiros e o início do transporte rodoviário, por volta de 1930, a Barra entrou em declínio, que levou carpinteiros e calafatas ao êxodo para as indústrias.

A autonomia administrativa ocorreu por força de interesses políticos. Em 1963, a Barra foi elevada à condição de município, desmembrado de São Miguel dos Campos. Considerada a cidade balneária mais badalada de Alagoas, a Barra tem uma exuberante beleza natural, diversificada com praias de areia branca, águas cristalinas e ilhas de manguezais. De sua marina, partem diariamente embarcações para a praia do Gunga, que fica no município de Roteiro.

Barra se destaca pelos campeonatos esportivos que promove: de Pesca de Arremesso, Enduro de Moto e Jeep, comemorada em abril, Nordestino de Surf, em setembro, e Mountain Bike em novembro. E ainda o Festival de Música em janeiro, Carnaval, festas juninas, festa da padroeira Nossa Senhora Santana no dia 17 a 26 de julho e Emancipação no dia 02 de outubro.

Distante 33 km de Maceió, tem uma população de aproximadamente 09 mil habitantes. A cidade dispõe de excelentes meios de hospedagem, restaurantes e outros entretenimentos. O local é ideal para o lazer e descanso.

Os maiores atrativos da Barra de São Miguel são as lindas praias, destacando-se às das Conchas, Niquim e do Meio, onde o mar é cortado por um paredão de recifes, ideal para refrescantes mergulhos nas tranqüilas as águas cristalinas.

Observando o horizonte fica-se impressionado com o azul intenso do mar que se confunde com azul do céu – um cenário concebido pelo Criador.

Os rios Niquim e São Miguel são ricos em manguezais, e a lagoa mostra a exuberância do ecossistema.  O encontro do rio, lagoa e mar, pode ser visto do Mirante Alto de Santana. O panorama é maravilhoso: o intenso azul do oceano, ornamentado por coqueirais.

Vários barcos deslizam nas águas até chegar ao destino mais procurado, a praia do Gunga, emoldurada por coqueiros a perder de vista. A praia fica localizada no encontro da Lagoa do Roteiro com o mar, um recanto paradisíaco que não existe igual.

LocalizaçãoMunicípio da Região Leste do Estado de Alagoas
Área77 km²
LimitesMarechal Deodoro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Oceano Atlântico
Altitude2 m
ClimaQuente e úmido
Temperatura média anual24º C
Distância da Capital35 km
EconomiaTurismo, pesca e agricultura
Divisão AdministrativaBarra de São Miguel-sede
População6.289 habitantes (2000)
Criação do Município2 de agosto de 1963
CEP57180-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade