Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Belo Monte - Alagoas

 

A exploração do Rio São Francisco, a partir de 1850, possibilitou uma série de novas descobertas aos desbravadores da região. Ao atingir o rio Ipanema, foi encontrado, à sua margem, um caminho aberto para o interior, descobrindo, o caminho que levava a Pesqueira, em Pernambuco. No ponto de encontro entre os dois surgiu um núcleo populacional, onde missionários, colonizadores e comerciantes dos centros maiores faziam seus negócios, hoje conhecido como Barra de Ipanema.

Da localidade partiu um cidadão cujo nome não foi registrado com destino à região atualmente ocupada pelo município de Belo Monte, iniciando o trabalho com a fundação de uma fazenda de gado. O curral da propriedade ficava, onde hoje é a casa número 70, na praça Epaminondas Machado e até hoje podem ser encontradas nas rochas as ruínas da casa grande.

A Lei Provincial nº 960, de 1885, criou a freguesia. Em 1886, foi levada à condição de vila, já com o nome de Belo Monte. Daí por diante sofreu modificações em sua estrutura político-administrativa. Foi anexada e incorporada por outros municípios várias vezes.

Em 1947, a sede foi transferida para a então Vila de Batalha, permanecendo Belo Monte um distrito. Só em 1958 conseguiu sua autonomia. A praia do rio São Francisco é um ponto atrativo da região, onde hoje está instalado o Miniterminal Turístico.

O município, também, chama atenção por suas festas religiosas, padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho, comemorada no dia 2 de fevereiro, Bom Jesus dos Navegantes, Juninas e Natal, o carnaval animado e pelas vaquejadas realizadas regularmente.


Mapa do Site  |  Política de privacidade