Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Campo Alegre - Alagoas

 

Entre os anos de 1750 e 1800 o cacique de uma tribo da nação Açonas, que ocupava a região de Porto Real do Colégio, raptou Ana Margarida de Barros, filha de um rico português que veio para Alagoas fugindo da seca de Sergipe.

O índio e Ana Margarida viveram por muito tempo em Salomé, atual São Sebastião, e se casaram religiosamente na Diocese de Penedo. Da união nasceu Antonio de Barros que, anos depois, chegou ao local onde hoje é o município de Campo Alegre, e foi morar num lugar chamado Mosquito de Cima, próximo ao Engenho Mosquito.

Antonio de Barros deu os primeiros passos para a colonização do município. Casou-se com a filha da proprietária do engenho e iniciou a construção da igreja no povoado, que foi concluída por seu filho, Manoel Felipe de Novaes.

Segundo documentos, em 1870 já se falava no distrito de Mosquito, pertencendo a São Miguel dos Campos. O cartório de registro civil data de 21 de maio de 1908. Missionários passaram pelo lugarejo e deixaram uma imagem de Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da cidade.

O nome Mosquito foi mudado pelo padre Júlio de Albuquerque, que, escrevendo a um amigo, definiu a região como um "campo alegre". Campo Alegre elevado à categoria de município em 1960 teve instalação oficial no mesmo ano. Adauto Fernandes Vieira, João Fernandes Vieira e Luiz Soares de Oliveira se destacaram no movimento de emancipação.

A cidade tem como atrativos os clubes sociais e uma área de lazer na Fazenda Matão. Entre as festividades destacam-se: a Emancipação Política comemorada dia 8 de junho, Festa de Corpus Christi, a da Semana Santa e a do padroeiro dia 25 de dezembro, além dos campeonatos esportivos (futebol de campo, vôlei, corrida ciclística e outros).


Mapa do Site  |  Política de privacidade