Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Canapi - Alagoas

 

O município de Canapi é considerado novo, teve origem em uma propriedade denominada “Cavalo Morto, que pertencia a Cipriano Gomes da Silva. A casa grande da fazenda estava situada onde hoje está a prefeitura”.

Em 1948 começou os primeiros movimentos para a formação do núcleo habitacional no lugarejo, Joaquim Tetê, é considerado o pioneiro na colonização. Atualmente, a avenida principal da cidade tem o nome dele. Na mesma época, chegou a Canapi Luis Bastos, funcionário do DNOCS, para construir uma ponte sobre o rio Canapi. As obras de implantação da BR-316 estavam alcançando o rio. Muitos trabalhadores vieram com Luis Bastos e logo se formou um aglomerado urbano, foram construídos vários barracos e em pouco tempo era um povoado.

Luis Bastos ficou entusiasmado com o movimento em Canapi e implantou uma feira, que despertou a atenção de moradores da região e de lugares vizinhos. Joaquim Tetê batizou sua propriedade de Canapi Velho, considerando os aspectos do desenvolvimento do novo povoado. A primeira casa de alvenaria foi um pequeno hotel.

O movimento de emancipação política teve à frente Eraldo Malta Brandão e Pompilho Brandão de Alcântara, chefes de famílias que também se instalaram na região e conseguiram grande controle político e administrativo. No ano de 1962, Canapi conquistou autonomia administrativa.

Em 1956 houve a construção da igreja reformada e ampliada em 1970, que hoje é a matriz de São José, padroeiro da cidade. Suas principais festividades são a festa de Emancipação, comemorada no dia 22 de agosto e do padroeiro São José no dia 19 de março.

LocalizaçãoMunicípio do Sertão do Estado de Alagoas
Área572 km²
LimitesMata Grande, Inhapi, Maravilha, Ouro Branco, Santana do Ipanema, Petrolândia (PE) e Floresta (PE)
Altitude380 m
ClimaQuente
Temperatura média anual29º C
Distância da Capital251 km
EconomiaPecuária e agricultura
Divisão AdministrativaCanapi-sede  
População17.333 habitantes (2000)
Criação do Município22 de agosto de 1962
CEP57530-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade