Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Capela - Alagoas

 

Evolução histórica

As notícias sobre a primeira penetração no território do atual município de Capela são ainda muito obscuras. Sabe-se que primitivamente, com o nome de Capela e, depois, Paraíba, a povoação pertenceu ao município de Atalaia, ao qual esteve ligada administrativamente até 1890. Presume-se que suas raízes estejam ligadas à construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, levantada próxima ao local onde hoje se encontra a atual matriz, cujo fundador foi Manoel Ferreira Dessa. E a respeito da data da construção da capela, escreveu o historiador Wenceslau de Almeida: "A absoluta falta de documento impede-nos a precisão do ano em que se iniciou a construção do pequeno templo, presumindo-se, entretanto, que o fora na primeira metade do século XVIII, proximidade de 1750".

Capela - Alagoas antiga

Alguns autores, no entanto, acham que antes mesmo da edificação da pequena igreja já existia ali um arraial habitado por cerca de 50 pessoas.

Não obstante a escassez de documentos, pode-se afirmar que a presença de Ferreira Dessa e a edificação do pequeno templo muito influíram nos primórdios da vida social do povoado. Natural de Bom Conselho (Pernambuco), conta-se que este cidadão era ainda muito moço quando ali foi residir, pois talvez não contasse mais de 35 anos. Pela sua vida exemplar e por suas virtudes, conseguiu, em pouco tempo, exercer influência e implantar no espírito dos habitantes do arraial os preceitos da doutrina cristã.

Manoel Ferreira Dessa já em 1830 era morador desta localidade e construíra um engenho de rapadura, onde hoje é a Rua do Engenho Velho. Foi de sua ação o crescimento de Capela que procurava se tornar independente de Atalaia.

De 1850 a 1890, a população muito lutou através de abaixo-assinados para a criação do município junto ao Governo da Província. Finalmente em 16 de outubro de 1890 o então Governador Pedro Paulino criou o município desmembrando de Atalaia, elevando-o à categoria de Vila. O município tomou o nome de Paraíba, mas a 10 de junho de 1904, a sede do município foi instalada em Cajueiro com o nome de "Euclides Malta".

A 30 de julho de 1912 a sede do município voltou a Capela, restaurando-se a denominação de Paraíba. Em 1920 foi elevada à Comarca. A criação da Paróquia se deu em 12 de fevereiro de 1912, sob o orago de Nossa Senhora da Conceição.

O primeiro grupo escolar do Estado, denominado "Torquato Cabral", erguido em Capela foi inaugurado em maio de 1924. Surgiram no correr do tempo os grupos "Edite Machado" e "Cícero Cabral Toledo". Em setembro de 1949 passou-se a chamar definitivamente de Capela.

 Cidade de Capela

Em 1929 o Coronel José Otávio Moreira inaugurou a Usina João de Deus. A atual Matriz teve o início de sua construção em 1919, pelo Pe. Marcelino Bancarel e foi concluída pelo Pe. José Monteiro em 07 de dezembro de 1941.

Nos idos de 1968 à 1970 tivemos a instalação do Hospital Regional de Capela, o serviço de água da Casal e o sistema de telefonia.

A CEAL, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, já existia desde 1960.

O Ginásio "Maria Imaculada", fundado em 15 de março de 1953, funcionou durante muito tempo no Grupo Escolar "Torquato Cabral", hoje funcionando em prédio próprio, passando a se chamar Escola Municipal Geraldo Melo obra do Pe. Luís Marques Barbosa.

Situação Geográfica: Microrregião da mata alagoana, limites com Cajueiro, Viçosa, Murici e Atalaia. 78 metros acima do nível do mar.

Área: 291 km2

Clima: Temperado. Máxima de 34° C e mínima de 21° C.

População: 18.640 habitantes.

Eleitorado: 10.351 eleitores.

Economia: Agropecuária e Cana-de-açúcar.

Educação: 6,000 (redes estadual e municipal).

Saúde: 4 postos de Saúde e 1 Hospital(33 leitos).

Acesso: AL-210

Site da cidade de Capela - Alagoas


Mapa do Site  |  Política de privacidade