Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Carneiros - Alagoas

 

O município de Carneiros têm sua origem ligada à história de Alagoas. Os primeiros registros indicam que em 1923, existia uma casa, integrante do Sítio Carneiros, propriedade de João Francisco, que deu o nome ao lugar por conta de uma cacimba, de acordo com os moradores locais, que teria sido aberta por um carneiro. Daí sua primeira denominação ter sido "Cacimba do Carneiro", sendo depois reduzida apenas para Carneiros.

Os primeiros comerciantes foram Adão Vieira de Melo e seu cunhado José Lino, que, junto, aos pioneiros Alfredo Rodrigues Melo e Euclides Alves Feitosa deram início ao desenvolvimento da localidade, fazendo com que agricultores de outras regiões se instalassem no local atraídos pela fertilidade das terras.

O povoado de Carneiros foi elevado a distrito em 1960, subordinado a Santana do Ipanema. Liderada por Alfredo Rodrigues de Melo, Agenor Rodrigues dos Anjos, Oton Gaspar de Farias, José Alves Bulhões, Ormindo Joaquim de Santana, Eronildes Soares Ribeiro, entre outros, a emancipação política ocorreu em 11 de julho de 1962.

A primeira missa e a primeira feira do povoado foram realizadas no dia 25 de dezembro de 1945, atraiu grande número de pessoas de toda a região, e se transformou em numa tradição dominical. Os festejos do município resumem-se na festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, e a da emancipação, ambas bastante movimentadas.


Mapa do Site  |  Política de privacidade