Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Craíbas - Alagoas

 

Um dos primeiros habitantes da região, onde hoje está situado o município de Craíbas, foi Manoel Nunes da Silva Santos, que chegou por volta do ano de 1865, e comprou um grande lote de terras que pertencia a Felipe Nogueira de Lima, composto basicamente de árvores e matas, particularmente, a craibeira, que, no futuro, deu nome à cidade.

Mesmo constatando ser uma região pobre, o novo dono das terras resolveu ficar ali mesmo. Até a morte de sua mulher, Josefa Teixeira da Silva, em 1892, Manoel Nunes era o único dono de tudo. Com a partilha dos bens entre filhas e genros, as terras foram divididas. A partir daí, iniciou o desenvolvimento do povoado.

No início do século XX Craíbas passou a ter características de cidade. Em 23 de março de 1923 foi realizada a primeira feira pública, e em 1939 instalado o primeiro cartório de registro civil. A emancipação política ocorreu no ano de 1962, por meio da Lei 2.471.

O projeto, de autoria do deputado José Pereira Lúcio, foi aprovado na Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador Luiz Cavalcante. Antonio Barbosa foi nomeado prefeito até a realização de eleições no novo município. Em 1963, saiu-se vitorioso Manoel Pedro da Silva, que perdeu o mandato em 1965, quando a cidade voltou a ser distrito de Arapiraca. Apenas em 1982, após um plebiscito, o então governador Theobaldo Barbosa devolveu a autonomia político-administrativa a Craíbas.

Craíbas tem, em seu calendário, duas festividades bastante movimentadas: a festa de Emancipação Política no dia 23 de abril e a festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição comemorada no dia 8 de dezembro.


Mapa do Site  |  Política de privacidade