Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Cultura de Maceió

 

Reisado

Maceió tem como característica uma cultura marcante, representada principalmente pelo seu rico folclore. Dentre as manifestações folclóricas há os diversos folguedos, tais como:

Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo, Zabumba, e, também, o artesanato representado pelo filé e pela cerâmica que encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza.

ArtesMaceió também possuí inúmeros espaços destinados a comercialização e divulgação do seu potencial cultural, a exemplo do Cheiro da Terra, na Praia da Jatiúca, onde pode-se encontrar de tudo, desde os mais variados artesanatos locais, em madeira, palha, cerâmica, rendas, etc. bem como se divertir com shows de artístas locais, além de ser comum encontrar os artesãos e artesãs fazendo o seu trabalho nas praias locais.

FESTIVIDADES

Cívicas
07/09, Independência do Brasil;
16/09, Emancipação Política de Alagoas;
05/12, Emancipação política de Maceió.

Religiosas
06/01, Festa de Reis
20/01, São Sebastião;
19/03, São José;
13,24,29/06, Santo Antônio, São João e São Pedro; 27/08, Nossa Senhora dos Prazeres e Bom Jesus dos Navegantes;
12/10, Nossa Senhora Aparecida;
08/12, Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá; 13/12, Santa Luzia;
25/12, Natal.

Sociais
Inúmeras e variadas promovidas pela sociedade através dos diversos clubes sociais, pela Prefeitura Municipal e por empresários artísticos, que trazem à capital o que de melhor existe na música popular brasileira, bem como, apresentam os melhores artistas regionais, cuja agenda, você pode consultar.

Chegança, pastoril, guerreiro, fandango... Rendeira A lista de manifestações populares que encontram espaço e terreno fértil em Maceió é imensa. Por isso mesmo, conferir de perto o brilho e a força dessas tradições é uma obrigação para quem quer que passe por aqui. Entretanto em contato com o imaginário popular - em sua forma mais autêntica -, o visitante vai descobrir nuances diferenciadas da cultura alagoana, numa conjunção de elementos capaz de deixar perplexo até o mais "viajado" dos turistas.

Maceió ainda conta com um verdadeiro bairro que representa bastante a nossa cultura. O bairro de Jaraguá é um dos bairros mais tradicionais da cultura alagoana. Antigamente, ele era ponto de encontro de intelectuais e personalidades da terrinha, chegando a centralizar por algum tempo as atividades econômicas da capital. Com o desenvolvimento de Maceió, o bairro deixou de ser considerado o pólo "empresarial" do município.

Em meados da década de 90, o movimento de revitalização dos bairros que começou a surgir nas principais capitais brasileiras. E não foi diferente com Maceió. Vieram então ações que visavam resgatar, além da atividade histórica do local, a atividade artístico-cultural que era uma das principais características de outrora.

Hoje, muitas pessoas podem desfrutar de inúmeros bares, restaurantes e casas noturnas que lá se estabeleceram com o advento da revitalização. Preenchendo uma grande lacuna existente no setor de diversão e lazer da capital alagoana, o Jaraguá vem resgatando opções culturais e de entretenimento à população local e aos turistas.


Mapa do Site  |  Política de privacidade