Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Feira Grande - Alagoas

 

A história da cidade de Feira Grande não registra, com precisão, a data da chegada de Francisco José Gonçalves, considerado o primeiro habitante da região, vindo de Lagoa de Cima, município de Traipu. A fertilidade do solo atraiu outras famílias, que formaram o povoado. Chamado antigamente de Mocambo, o povoado pertencia a São Braz, extinto em 19 de fevereiro de 1938, anexado a Arapiraca. Posteriormente o decreto 2.422, de 26 de outubro, desmembrou o distrito de Arapiraca e o anexou a Traipu.

No dia 30 de novembro de 1938, por meio do decreto-lei 2.435 o povoado foi elevado à categoria de vila. Com o inicio da construção do trecho da Rede Ferroviária do Nordeste, ligando Palmeira dos Índios a Porto Real do Colégio, expandiu-se ainda mais a movimentação na região, por causa dos operários que trabalhavam na obra. Oficialmente, o decreto-lei 2.902, de 1953, fixou a divisão territorial para o qüinqüênio 1944/1948, o nome Mocambo foi substituído por Feira Grande, por realizar a maior feira entre os povoados e vilas das imediações.

A lei 1.785, de 1954, elevou Feira Grande à categoria de município, instalado oficialmente pelo governador, Arnon de Mello, e sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição. As festividades do município são um atrativo à parte, destacando-se a Festa de Emancipação Política no dia 25 de abril, com o desfile pelas ruas da cidade e apresentação de grupos folclóricos e da padroeira Nossa Senhora da Conceição comemorada dia 8 de dezembro.


Mapa do Site  |  Política de privacidade