Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Feliz Deserto - Alagoas

 

O local, onde hoje está o município de Feliz Deserto, era aldeamento dos Índios Caetés. A colonização começou quando naufragou próximo à costa o holandês Domingos Mendes, que, junto a outros sobreviventes organizou um aglomerado, que mais tarde fora transformado no município.

O nome surgiu da lenda que relata a descoberta de uma imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens por Domingos Mendes, debaixo de um cajueiro, num lugar deserto. Feliz com a descoberta batizou o local de Feliz Deserto. Sua matriz foi construída em 1930.

Por volta de 1945 o desenvolvimento recebeu um impulso maior e as lideranças locais iniciaram um movimento pela emancipação política, destacando-se Luiz Antonio Coelho, José das Chagas Lessa, Manoel Possidônio dos Santos, Dionísio José de Góes e o então deputado Luiz Coutinho.

A autonomia administrativa veio por meio da lei nº 2.264, de 23 de julho de 1960, instalado oficialmente no dia 7 de agosto, desmembrado de Piaçabuçu. Localizado entre Coruripe e Piaçabuçu, Feliz Deserto reúne encanto e beleza. A Praia do Maçunim, principal atração turística local, e a praia de Flexeiras.

O principal atrativo é a tranqüilidade e a integração com a comunidade. As principais festividades são: o carnaval, as festas juninas, a Emancipação Política no dia 7 e o Festival do Maçunim ambos em agosto, Gincana de Pesca e Arremesso em setembro e a festa da padroeira, Nossa Senhora Mãe dos Homens comemorada nos dias 23 a 31 de dezembro, com a tradicional peregrinação a cavalo de Piaçabuçu a Feliz Deserto. Artesanalmente, os principais produtos são os chapeis e as bolsas confeccionadas com a palha de ouricuri.

Feliz Deserto tem recantos onde a natureza revela seu esplendor, como, por exemplo, a praia do Maçunim.

O artesanato, feito da palha de taboa, é conhecido nacionalmente pela beleza e criatividade.

LocalizaçãoMunicípio da Região Leste do Estado de Alagoas
Área92 km²
Limites

Coruripe, Penedo, Piaçabuçu e Oceano Atlântico

Altitude6 m
ClimaQuente e úmido
Temperatura média anual29º C
Distância da Capital104 km
EconomiaPesca e agroindústria do açúcar e do álcool
Divisão AdministrativaFeliz Deserto-sede
População3.842 habitantes (2000)
Criação do Município23 de julho de 1960
CEP57220-000
DDD82


Mapa do Site  |  Política de privacidade