Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Girau do Ponciano - Alagoas

 

A história da cidade de Girau do Ponciano registra que o povoado começou a partir da chegada de três pessoas, dois homens e uma mulher, que implantaram uma fazenda e se dedicaram à lavoura. Pouco depois, a mulher transferiu-se para Jequiá da Praia e um dos homens fixou-se em Tapagem de Traipú. O outro, chamado Ponciano, continuou na fazenda. Exímio caçador construiu um girau para a caça abundante na região.

Dona Cida de Rodrigues e seus filhos Manoel e Antônio, posteriormente, implantaram uma nova propriedade na região trazendo movimento ao local e, em 1930, construiu a primeira capela, reformada em 1976. Aliada à fertilidade das terras, a chegada dessas famílias trouxe progresso rápido a Belo Horizonte, nome primitivo do lugar.

Em 1912, o nome foi mudado para Vila Ponciano. A emancipação política aconteceu por meio da Lei 2.101, de 15 de julho de 1959, desmembrada de Traipu, num movimento liderado por Filadelfo Firmino de Oliveira, Amaro de Oliveira, Manoel João Neto, Vicente Ramos da Silva, Luiz de Albuquerque Lima, Luiz Bispo dos Santos e Manoel Firmino de Oliveira. Traipu não aceitava a autonomia.

A vila passou a município com o nome de Girau do Ponciano. O município comemora as festas de Emancipação e da padroeira, Nossa Senhora da Conceição dia 8 de dezembro.


Mapa do Site  |  Política de privacidade