Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Ibateguara - Alagoas

 

O município de Ibateguara teve origem no antigo engenho Roçadinho, propriedade de Claudino da Costa Agra, que recebeu o título de sesmaria do Imperador Dom Pedro II. Neste engenho foram lançadas as bases do povoado Piquete, considerado o primeiro núcleo populacional, que tem o nome originado de um piquete formado pelo caudilho Vicente de Paula, na sua luta contra Claudino Agra, dia 6 de novembro de 1844.

Com a vitória de Claudino, a vila nasceu no local da trincheira de luta. Das construções primitivas não existem mais vestígios, mas consta na história da cidade que elas se localizavam a cerca de 500 metros de onde hoje está a prefeitura municipal.

Em 1950, o nome foi mudado para Horizonte, posteriormente, Dom Ranulfo de Farias, arcebispo de Maceió, sugeriu, e foi aceito, o topônimo Ibateguara para a povoação que crescia, de origem indígena, o nome significa "lugar alto". A primeira capela, remonta dessa época, foi destruída e em seu lugar erguida a matriz de São Sebastião.

O desenvolvimento rápido do lugar criou o movimento pela emancipação política. João Francisco de Araújo, Manoel Lins de Araújo e Ramiro Pereira foram os grandes líderes. A lei 2.076, de 19 de novembro de 1957, garantiu a autonomia administrativa a Ibateguara. A instalação oficial foi em 1959, desmembrado de São José da Laje.

Ibateguara atrai muitos visitantes, em função do clima da cidade, que durante as noites dá à cidade um certo clima serrano. As festividades também são pontos altos, que aposta nas convidativas festas de emancipação dia 1° de janeiro, do padroeiro São Sebastião dia 20 de janeiro, no carnaval e nas festas juninas.


Mapa do Site  |  Política de privacidade