Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Japaratinga - Alagoas

 

JaparatingaDistante 121 km de Maceió , tem aproximadamente 8 mil habitantes, o município de Japaratinga deve suas origens a uma colônia de pescadores que começou a se desenvolver a partir do século 19 com o início do ciclo do coco. Até 1960 Japaratinga pertencia a Maragogi. Hoje, é um importante pólo turístico, tem excelente infra-estrutura com restaurantes, hotéis e pousadas de charme, que fazem o diferencial na qualidade dos serviços.

A beleza exótica das fazendas de coqueiros podem ser admiradas por passeios a cavalo, os rios e riachos podem ser contemplados nos passeios de barcos, e as praias que fascinam a exemplo de Barreira do Boqueirão, Bitigui e Japaratinga são alguns atrativos que encantam os visitantes.

A cidade tem construções do século 18. A Igreja Matriz, construída pelos holandeses, mantém suas características originais.

O artesanato típico da cidade são confeccionados com a palha do coqueiro.

A igreja matriz, erguida há mais de 300 anos pelos holandeses que residiam em Porto Calvo, continua até hoje conservada em seu estado original. Em 1935, existia um pequeno estaleiro onde eram construídos navios de pequeno porte para o transporte do côco. Motivos políticos levaram os líderes locais a lutarem pela autonomia administrativa, liderados por José Jorge de Farias Sales, chefe político de Maragogi. Em 1960, por meio da Lei 2.264, o município foi desmembrado de Maragogi, sua instalação oficial ocorreu no dia 30 de junho do mesmo ano.

Japaratinga é hoje importante pólo turístico e a beleza exótica de suas praias é fascinante. Em Barreira do Boqueirão - a principal delas - tem traços primitivos e seus principais encantos são as nascentes de água mineral, onde os visitantes desfrutam do tradicional banho de bica. O mar de Japaratinga é calmo, sem ondas e de águas mornas que possibilitam deliciosos passeios de jangada às piscinas naturais. O município tem como principais eventos à festa da padroeira, Nossa Senhora das Candeias entre o mês de janeiro e fevereiro, a festa da Emancipação dia 23 de junho e o Festival de Abertura do Verão em novembro.

Localização

Município da Região Leste do Estado de Alagoas

Área85,9 km²
LimitesMaragogi, Porto de Pedras e Oceano Atlântico
Altitude5 m
ClimaQuente e úmido
Temperatura média anual28º C
Distância da Capital110,8 km
EconomiaAgricultura (Cana) e Pesca
Divisão AdministrativaJaparatinga-sede
População6.868 habitantes (2000)
Criação do Município30 de junho de 1960
CEP57950-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade