Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Limoeiro de Anadia - Alagoas

 

Considerado primeiro morador da região de Limoeiro de Anadia, Antônio Rodrigues da Silva, deu início ao povoado com uma fazenda de gado. A denominação do município é relatada, pelos antigos moradores, de diversas formas, duas versões mais aceitas. A primeira conta que a grande quantidade de pés de limoeiro, serviam como sombras para os exploradores e caçadores das matas da região. Na outra versão, o nome do município é atribuído à construção da capela em devoção à Santa Cruz e a Nossa Senhora da Conceição do Limoeiro, por Rodrigues da Silva. Com o desenvolvimento do povoado próximo à capela, ficou conhecido por Limoeiro. A junção de "Anadia" à denominação atribui-se ao fato da ligação anterior à sua emancipação com este município, Nossa Senhora da Conceição.

Em 1879, foi integrada a Junqueiro. Passou a ser vila por meio da lei de 1882, instalada em 1883. Foi parte integrante da comarca de Alagoas, na época Marechal Deodoro, até 1883, quando passou a pertencer a Penedo. Anos depois, foi anexado à comarca de Anadia. A criação definitiva do município se deu no dia 31 de maio de 1882. A região passou por profundas e diversas transformações administrativas e territoriais. Uma de suas perdas foi o desligamento do distrito de Arapiraca, em 1929, que, evoluiu economicamente e se tornou uma das cidades mais prósperas do estado de Alagoas.

Limoeiro de Anadia destaca-se por duas de suas principais festividades: a festa da padroeira e a da emancipação política, ambas atraindo muitos visitantes.


Mapa do Site  |  Política de privacidade