Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Major Isidoro - Alagoas

 

Antigo distrito de Sertãozinho, o município de Major Isidoro recebeu seu atual nome em homenagem ao Major Isidoro Jerônimo da Rocha, fundador do povoado. A colonização começou quando Antônio Jerônimo da Rocha comprou uma propriedade na região e se instalou com sua família. Dos filhos, apenas Isidoro manteve os negócios do pai, que era conhecido como o patriarca de Sertãozinho nome de uma de suas fazendas. Isidoro lutou insistentemente pela emancipação.

Em 1920, o Poder Legislativo, por meio da Lei 946, autorizou o governo a elevar Sertãozinho a município. O governador não aceitou e manteve a área como distrito. E em 1949 foi concedida a emancipação, desmembrando Sertãozinho dos municípios de Batalha, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Na época, Isidoro já falecido foi homenageado pelos moradores, que deu o seu nome à cidade. Além de boas terras para pastagens, Major Isidoro destaca-se pela criação de gado, principalmente das raças nelore, holandês e guzerat, que lhe rendem o título de segundo maior produtor de leite do Estado.

Um dos mais conhecidos da bacia leiteira de Alagoas, Major Isidoro tem uma população festeira e hospitaleira. É nas tradicionais festividades do município que esse lado da cidade se mostra claramente. As mais movimentadas e que recebem o maior número de visitantes são a Festa do Leite e as festas juninas, nas quais merece destaque à do padroeiro do município, Santo Antônio, salvação das moças casadoiras da região.


Mapa do Site  |  Política de privacidade