Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Marechal Deodoro - Alagoas

 

Marechal DeodoroMarechal Deodoro, cidade do século 16, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  Distante 30 km de Maceió. A população é de aproximadamente 45 mil habitantes.

A cidade fundada em 1552 foi a primeira Capital de Alagoas – antes teve vários nomes, um desses era Alagoas. No dia 09 de dezembro de 1939, Alagoas teve seu nome mudado em homenagem ao grande filho da terra, o Proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca.

Localizado às margens da Lagoa Manguaba, Marechal Deodoro surgiu em 1611 como Vila da Madalena. Teve o nome mudado para Madalena de Sabaúna, Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, Alagoas do Sul e, mais tarde, simplesmente Alagoas, servindo de sede do governo da então província, de 1823 a 1838.

Em 1633, o povoado foi atacado por holandeses que torturaram parte da população e incendiaram cerca de 100 casas. Em 1636, foi elevada à vila e, em 1711, à categoria de comarca. No ano 1817, foi desmembrada da capitania de Pernambuco. Com a independência, passou à categoria de cidade pela lei de 8 de março de 1823.

Agostinho da Silva Neves assumiu a presidência no ano de 1838 e mudou a Tesouraria da Fazenda de Marechal para Maceió. A decisão foi determinante para sua renúncia. Inconformado, Neves solicitou tropas de Pernambuco e Bahia para restabelecer a ordem pública. Em 9 de dezembro de 1839, foi sancionada a resolução legislativa 11, transferindo a metrópole de Alagoas para Maceió.

Marechal Deodoro possui grande valor histórico, principalmente por ter sido a primeira capital do Estado e berço do proclamador da República, que deu nome à localidade.  Tombada pelo Patrimônio Histórico, tem valor arquitetônico riquíssimo, onde se destaca o complexo franciscano de Santa Maria Madalena.

O município é banhado pelas lagoas Mundaú e Manguaba e tem como atrativos naturais a Ilha de Santa Rita, maior ilha lacustre do país e área de preservação ambiental, a prainha, a Praia do Saco, própria para o nudismo, a Bica da Pedra, o povoado de Massagueira e a conhecida Praia do Francês. Os eventos são: Campeonatos de Surf, Festival de Verão, Carnaval, Festa do Pato, Baile Histórico, São João, Festival Lacustre e Encontro Cultural.

A cidade tem um belo acervo arquitetônico encontrados no Museu e Igrejas de Santa Maria Madalena e Ordem 3ª de São Francisco, Conjunto Arquitetônico do Carmo, Palácio Provincial (Sede da Prefeitura); Igrejas de Nossa Senhora dos Homens Pardos; Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Amparo e a Casa de Marechal Deodoro etc. fazem parte do valor histórico do município.

Marechal Deodoro tem um potencial invejável, a praia do Francês é um cartão postal, conhecida internacionalmente pela sua beleza. O município também se destaca pela grandiosidade cultural; no folclore é o pastoril e as baianas que transmitem alegria, na musicalidade são as Orquestras Filarmônicas, Bandas de Pífanos e Nelson da Rabeca que entoam a magia do município que é banhado pela lagoa Manguaba, esta se une a lagoa Mundaú e forma o maior complexo lagunar e tem a maior ilha lacustre do País, a Ilha de Santa Rita.

No artesanato, o Filé, um tipo de renda de origem portuguesa, é confeccionado pelas rendeiras de Alagoas, onde a criatividade não tem limites. As peças podem ser compradas no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul ou no Núcleo de Artesãs de Massagueira, um povoado as margens da lagoa, muito conhecido por ser o maior pólo gastronômico do Nordeste.

LocalizaçãoMunicípio da Região Leste do Estado de Alagoas
Área362 km²
Limites Pilar, São Miguel dos Campos, Satuba, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco e Oceano Atlântico
Altitude32 m
ClimaQuente e úmido
Temperatura média anual26º C
Distância da Capital28,2 km
EconomiaAgroindústria, pesca e turismo
Divisão AdministrativaMarechal Deodoro-sede   
População35.820 habitantes (2000)
Criação do Município8 de março de 1636
CEP57160-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade