Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Maribondo - Alagoas

 

Conta a história do município de Maribondo que um pequeno sítio chamado "Poço da Caatinga" foi implantado em 1905 a 18 km de Anadia, tinha essa denominado em função de um poço de água cristalina localizado entre ingazeiros e canafístulas. Em meio à vegetação se formou uma casa de maribondos, o lugar passou a se chamar "Poço da Casa de Maribondos".

A fazendas de José Sapucaia de Araújo foi a que mais se desenvolveu, com a instalação do primeiro vapor de algodão, em 1910. Chegou na região em 1913 à família de Azevedo, logo depois José Xavier de Azevedo instalou a primeira feira, destruída, pela guarda municipal de Anadia. A história da cidade reconhece como fundador João Antonio dos Santos, que em 1919 comprou uma grande fazenda, construindo nela uma casa e a primeira mercearia do município, abrindo também uma pequena loja de tecidos.

Em 1930, com 45 moradores, Maribondo servia de parada para repouso dos viajantes que vinham para a Capital ou iam para o Interior. Em 1947, foi implantada uma nova feira. O governador Silvestre Péricles criou a Escola Rural, em 1948. E em 1950, a primeira igreja. A BR-316 também deu importante impulso ao desenvolvimento do município, levou o grupo a trabalhar a autonomia.

No ano de 1962, o distrito foi emancipado de Anadia. As maiores atrações do município são as festividades, onde se destacam o Micabondo, carnaval fora de época, a Feira de Ciências e Cultura (FECICUM), a Festa da Padroeira comemorada nos dias 6 a 15 de janeiro e a festa de Emancipação Política dia 24 de agosto. A feira livre, aos domingos, também atrai visitantes.


Mapa do Site  |  Política de privacidade