Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Monteirópolis - Alagoas

 

A primeira denominação que o município de Monteirópolis teve foi Guaribas, nome de um inseto muito comum na região. Segundo os mais antigos, por volta de 1870 existiam apenas casas de taipa no povoado pertencentes a José Domingos Monteiro, Antonio Prudente, Pacífico de Albuquerque, Manoel Mingote e Manoel Barbosa, considerados como os verdadeiros fundadores, por terem sido os primeiros habitantes do lugar.

Em 1923 construíram uma pequena capela, que anos depois a matriz foi construída em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade.

O desenvolvimento de Monteirópolis, nome dado a um dos fundadores, começou por volta de 1902, com a chegada de novos habitantes, o surgimento das casas, a expansão do comércio e a criação da feira. O crescimento da região foi tão significativo, que alguns moradores antigos decidiram iniciar um movimento pela emancipação política. Destacaram-se: José Cláudio Sena, Benedito Monteiro Torres, Luiz Bento de Melo, Francisco de Pádua Monteiro, José Bezerra Rosa, José Barbosa de Melo, Alberto Gomes Pita, Elpídio Emílio dos Santos, José Prudente Sobrinho e Nelson de Souza Albuquerque. Apenas em 1960, por meio da Lei 2.250, o povoado conseguiu autonomia administrativa, desmembrado de Pão de Açúcar.

Em Monteirópolis não há eventos grandiosos, porém duas festividades atraem grande número de visitantes dos municípios vizinhos: a Festa da Emancipação Política, dia 15 de junho e a Festa do padroeiro, São Sebastião que acontece de 11 a 20 de janeiro.

Monteirópolis está localizado no alto Sertão de Alagoas, na micro região de Batalha, limitando-se ao norte com município de Olho d`Água das Flores, a sul com Pão de Açúcar, Palestina e Jacaré dos Homens, a oeste com São José da Tapera e a leste com Jacaré dos Homens e Olho d`Água das Flores. Sua população é de 7.090 habitantes, com área municipal de 86,1 km2 (0,31% de AL), inserida na meso região Sertão Alagoano e na micro região Batalha, predominantemente na Folha Pão de Açúcar (SC.24-X-D-IV), na escala 1:100.000, editada pelo MINTER/SUDENE em 1973. A sede do município tem uma altitude aproximada de 228m e as coordenadas geográficas são: 9º36`10,8 de latitude sul e 37º14`54,0 de longitude oeste.

O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-316, BR-101 e AL-220, com percurso em torno de 202km.

A economia predominante é a Agropecuária, os principais produtos são o milho, feijão, mandioca e a pecuária.


Mapa do Site  |  Política de privacidade