Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Alagoas ganha novo roteiro turístico 'Caminhos da Liberdade'

 

Alagoas está formatando um novo roteiro turístico. Chamado de Caminhos da Liberdade, o convidativo roteiro envolve etnia, cultura, natureza, ecologia, aventura e a observação de aves. O desenvolvimento desse produto tem o apoio do poder público, através da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas e as Secretarias Municipais de Turismo e Meio Ambiente.

Os municípios que inicialmente farão parte do processo, são: São Jose da Laje, Murici, Ibateguara e União dos Palmares. O objetivo é aumentar o leque de opções para o turista que chega ao Estado e ao próprio alagoano, com uma rota ecológica, cultural e rural.

A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, destacou a importância do turismo como produto de mercado. “Como um produto que está no mercado, o turismo tem que ser planejado e está impecável, com infraestrutura básica, acesso, segurança e isso requer tempo para maturação. Nenhum produto se consolida do dia para noite, temos que trabalhar e o nosso papel é articular”, explica. Ressaltou, também, que o turismo age como um grande contribuidor para o desenvolvimento econômico do Estado, gerando empregos a custos muito baixos.

Durante o encontro, foram apresentados os atrativos de cada região que fará parte desse roteiro. Um dos destaques é o município de Murici com observação de aves, considerado um atrativo diferenciado pelos gestores. A Setur – AL apresentou uma prova do material promocional construída já para esse roteiro, com as estratégias de marketing adequadas.

Segundo Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur – AL, uma das metas é promover e divulgar esse roteiro para os cruzeiros que chegam na alta temporada. “A alta temporada cruzeirista vai de novembro até março ou abril, e nós queremos fortalecer a divulgação dentro desses cruzeiros para atrair os turistas a uma programação diferente do conhecido sol e praia , que é o nosso destino âncora”, afirma.

Para dar continuidade ao processo de construção e idealização, foi formado um grupo gestor com os representantes de cada município envolvido. Dentro do planejamento turístico, o roteiro Caminhos da Liberdade, será um produto inserido no Roteiro da Civilização do Açúcar e no Roteiro da Região dos Quilombos. Para Paulo Kugelmas, a formatação do roteiro veio para agregar valor aos produtos de Alagoas. Outras reuniões serão agendadas com o grupo gestor para encaminhamento das atividades.

Segundo o dono da Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, Osvaldo Timóteo, todos os que fazem parte do processo estão muito felizes e realizados, porque um sonho está se confirmando.

No final do encontro, depois do almoço regional oferecido pelo anfitrião do local, o senhor Osvaldo Timóteo, a diretora de produtos, Mell Bezerra e o coordenador especial, Jair Galvão, ambos, representando o Estado, plantaram uma árvore simbolizando o início do roteiro Caminhos da Liberdade.

No encontro, estavam presentes: representantes do Estado, através da Setur-AL, representantes das Secretaria Municipais de Turismo e Meio Ambiente, representantes de agências de turismo e do Grupo de Receptivos de Alagoas.


Mapa do Site  |  Política de privacidade