Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Região do Baixo São Francisco é mapeada para promover o turismo

 

Com a finalidade de promover e desenvolver o turismo na região do baixo São Francisco, o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, realiza trabalhos de mapeamento em 12 municípios da região. As visitas, que ocorreram entre os dias 8 e 12 deste mês, fazem parte das primeiras ações do projeto de Dinamização do Turismo e Sustentabilidade Ambiental do São Francisco.

O projeto visa desenvolver ações para ampliar e valorizar o turismo no local e é mais um resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), iniciada no ano de 2007.

Segundo o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Caminhos do São Francisco, Merealdo Rocha, a visita foi realizada para acompanhar as atividades para o Zoneamento Turístico com a finalidade de mapear os 12 municípios da região. “O mapeamento contemplará aspectos econômicos, ambientais, sociais e culturais com foco no desenvolvimento do turismo”, detalhou.

De acordo Meraldo Rocha, no final do mapeamento estarão pontuados os principais atrativos da região, como a foz, os cânions, os pontos quilombolas e indígenas, entre outras atrações para impulsionar o turismo local. “O mapeamento ajudará na captação de novos negócios, estimulando a cadeia produtiva do turismo em áreas com potencial, mas ainda pouco exploradas”, disse.

O mapeamento está sendo realizado pela empresa Kampatec Assessoria e Consultoria, que é responsável pela execução do projeto nas áreas de território, meio ambiente e sustentabilidade. O projeto conta também com a participação da Rede de Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Sustentável de Barcelona (Ibertur), para a documentação do patrimônio material e imaterial da região.

Segundo o gestor, a fase de trabalho de campo conta com a parceria das Prefeituras, através de suas Secretarias Municipais de Turismo. “Esse contato se faz fundamental tanto para apresentar o projeto e as ações, como para iniciar o trabalho de coleta das informações com as secretarias”, contou.

Além do gestor do APL, o acompanhamento dos trabalhos está sendo feito pelo professor doutor José Salatiel Pires, da Universidade Federal de São Carlos (UFSC), e pela geógrafa Kátia de Matteo, da Kampatec Assessoria e Consultoria.

Fomento ao Turismo

No último dia 09 de agosto, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, esteve reunido com a equipe técnica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para conhecer os programas e planos voltados para o Desenvolvimento do Turismo em Alagoas.

O secretário aproveitou o momento para destacar o projeto de Dinamização do Turismo e Sustentabilidade Ambiental do São Francisco como uma das ações prioritárias do Governo do Estado para potencializar o turismo em Alagoas. “Uma prova disso foi a escolha deste projeto como uma das prioridades do Plano Plurianual 2012-2015”, pontuou o Luiz Otavio.

A próxima etapa do mapeamento da região está marcada para o mês de setembro, quando os técnicos envolvidos voltam ao estado para realizar novas visitas aos municípios contemplados.


Mapa do Site  |  Política de privacidade