Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Novo Lino - Alagoas

 

O município de Novo Lino teve origem no Sítio Lino, que o alferes Manoel Baraúna recebeu em sesmaria de Dom Pedro II premiando sua atuação na guerra de 1865. O nome Lino veio do primeiro proprietário. O alferes Baraúna morreu vinte anos mais tarde e seu filho, Manoel Baraúna Filho, herdou as terras. Ele começou a desenvolver a região e quando morreu, em 1950, suas terras foram repartidas entre cinco herdeiros. Só quando o povoado já tinha algum movimento é que as famílias Messias Dias e Guedes de Melo foram morar em Novo Lino. Construíram muitas casas e deram um novo impulso ao povoado.

A BR-101, que divide o município, também contribuiu para que o progresso chegasse mais rápido. Exatamente por causa do progresso é que a comunidade resolveu se unir e lutar pela independência do povoado. Muitos trabalharam para isso e entre os que se destacaram no movimento estavam nomes como Paulo Gomes de Barros (que veio a ser prefeito), Alfredo Soares da Silva, Manoel Claudino Lemos, Manoel Sebastião de Lemos, Antonio Buarque de Lima, Izaías Buarque de Lima, João Constâncio Lima Filho, Aloísio Tavares Cordeiro, Carlos Gomes de Barros, Caetano Cavalcante, Manoel Messias da Cruz, Dionísio Guedes de Melo, Benedito Guedes de Melo e Messias José Dias.

A emancipação política aconteceu em 1962, através da Lei 2.490. O território foi desmembrado de Colônia Leopoldina. Novo Lino destaca-se na economia, por ser o maior produtor de bananas no Estado. Poucas são as festividades, mesmo com grande animação: Festa do padroeiro, São José no dia 19 de março e a festa da Emancipação dia 1° de dezembro.


Mapa do Site  |  Política de privacidade