Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Paulo Jacinto - Alagoas

 

Propriedade agrícola de Lourenço Veiga, a região do atual município de Paulo Jacinto, então chamado de "Lourenço de Cima", teve origem numa capela construída por Antonio de Souza Barbosa, um paraibano considerado como fundador da cidade, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

Ao vir morar na região, por volta de 1835, Antonio Barbosa construiu também as primeiras casas e a primeira capela, como era o costume da época entre os ricos proprietários de terras. Com o desenvolvimento da região, o comércio cresceu, aumentando o volume das trocas de produtos com outros municípios. Na Proclamação da República, o povoado já estava completamente formado.

Com a inauguração da estrada de ferro, o povoado mudou de nome e passou a se chamar Paulo Jacinto, em homenagem a Paulo Jacinto Tenório, que doou as terras para a construção. Em 1925, o povoado tornou-se vila e a agricultura se expandiu a ponto de garantir a independência econômica. Em 1953, através da lei 1.747, Paulo Jacinto conquistou sua emancipação política. A tradição de festejos em Paulo Jacinto, que teve seu auge nas décadas de 60 e 70, é bastante conhecida. De fama nacional, o Baile da Chita, além de atrair inúmeros visitantes, é a grande festa de encontro de todos os paulo-jacintenses que moram em outros municípios, boa parte deles em Maceió.

Outras festividades que agitam a cidade são o P.J. Verão, com competições esportivas e shows e a festa da padroeira, Nossa Senhora das Graças. Além das festividades, consideradas "carros-chefes" nos atrativos turísticos do município, destaca-se a Vila de São Francisco.

LocalizaçãoMunicípio da Região Agreste do Estado de Alagoas
Área108 km²
LimitesQuebrangulo, Palmeira dos Índios, Mar Vermelho e Viçosa
Altitude293 m
ClimaQuente
Temperatura média anual24º C
Distância da Capital104 km
EconomiaPecuária e comércio
Divisão AdministrativaPaulo Jacinto-sede
População7.486 habitantes (2000)
Criação do Município2 de dezembro de 1953
CEP57740-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade