Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Piaçabuçu - Alagoas

 

Distante 135 km de Maceió, Piaçabuçu tem uma população de 12 mil habitantes.

A história da região está ligada à exploração do rio São Francisco, que iniciou em 1660 com o português André Dantas. Onde está localizado a foz do rio e se deu a penetração rumo ao interior de Alagoas. O povoado surgiu a partir de uma capela que Dantas mandou construir em homenagem a São Francisco de Borja. O nome Piaçabuçu tem origem indígena e significa "Palmeira Grande". 

Em 11 de julho de 1859 foi criada a freguesia sob a invocação de São Francisco de Bórgia. E em 1882 é que Piaçabuçu foi elevada à categoria de vila e desmembrada de Penedo. A mesma lei elevou a vila à categoria de município e transferiu a comarca para Coruripe. Antes de ser criada em 1952, a comarca de Piaçabuçu voltou a fazer parte, durante alguns anos, da comarca de Penedo. Grande produtor de côco, o município de Piaçabuçu também tem o maior banco de camarão do Nordeste, resultado do volume de material orgânico jogado no mar pelo rio São Francisco.

A praia do Peba, conhecida pelo evento pesqueiro, Gincana de Pesca de Arremesso, na primeira quinzena de novembro, tem 26 km de extensão e faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do município instituída em 1983 pelo Governo federal, onde são desenvolvidos projetos de proteção às tartarugas e aves migratórias.

A única em Alagoas que possui dunas altíssimas que se perdem de vista, fazendo um belo contraste com o mar. Piaçabuçu é festa em boa parte do ano: Bom Jesus dos Navegantes, em fevereiro, Micapeba, no mês de março, Emancipação Política no dia 31 de maio, Juninas dias 23 e 24, Festival da Pilombeta em setembro, padroeiro São Francisco de Bórgia dia 10 de outubro, Gincana de Pesca e Arremesso no mês de novembro.

Um dos maiores atrativos turístico de Alagoas fica em Piaçabuçu, na Foz do Rio São Francisco, cenário de indescritível beleza quando suas águas se encontram com o mar.

O município tem o maior banco de camarão do Nordeste e é um importante pólo pesqueiro.

Na Praia do Peba acontece anualmente, no mês de novembro, uma gincana de pesca de arremesso. A praia, com 26 km de extensão, é Área de Proteção Ambiental e abriga um rico ecossistema em mangues, mata atlântica, aves migratórias, tartarugas, dunas e coqueirais.

LocalizaçãoMunicípio da Região Leste do Estado de Alagoas
Área242,9 km²
LimitesPenedo, Feliz Deserto, Brejo Grande (SE) e Oceano Atlântico
Altitude5 m
ClimaQuente e seco
Temperatura média anual32º C
Distância da Capital184 km
EconomiaTurismo, pesca e agricultura
Divisão AdministrativaPiaçabuçu-sede
População16.643 habitantes (2000)
Criação do Município31 de maio de 1882
CEP57210-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade