Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Pindoba - Alagoas

 

Uma promessa feita pelo fazendeiro, João Dias, deu origem ao município de Pindoba. Enfermo, João Dias, prometeu construir uma capela em agradecimento a São Sebastião, caso se recuperasse. Curado mandou levantar a capela na fazenda. A missa passou a ser freqüentada pelos habitantes de toda a região, e em função desse movimento religioso, muitos agricultores se transferiram para o local. A fertilidade das terras também contribuiu para atrair outros moradores, que passaram a trabalhar no desenvolvimento, da agricultura e da pecuária. Em pouco tempo muitas casas forma surgindo.

O nome primitivo do lugar foi Pindoba Grande, mais tarde, passou a ser chamada Vila Pindoba Grande, nome originário de um tipo de palmeira, hoje inexistente. Com a melhoria das estradas da região o povoado se desenvolveu. A emancipação política aconteceu em 1957, por meio da Lei 2.070. O município foi instalado oficialmente em 1959, desmembrado de Viçosa.

A mesma lei mudou o nome do município para Pindoba. Três nomes foram importantes no movimento de emancipação política de Pindoba: Abraão Fidélis de Moura, Lourival Freire da Costa e Antenor Claudino. Cidade pequena, de clima ameno, Pindoba concentra suas comemorações no aniversário da emancipação política, 1957, e nos louvores à Padroeira local.


Mapa do Site  |  Política de privacidade