Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Quebrangulo - Alagoas

 

Os índios Xucurus, junto com os Cariris, de Pernambuco, foram os primeiros habitantes do município de Quebrangulo, povoado de Vitória por conta da proximidade com as terras da serra de Palmeira dos Índios. Da influência dos quilombos, também instalados no povoado, resultou a denominação do município, que significa, na gíria dos negros, "matador de porcos", representando o excelente desempenho do chefe do quilombo em caçadas na época. A freguesia foi criada pela lei 301, e no ano de 1872 elevada à vila, desmembrada de Viçosa, extinta anos depois. Em 1910, Quebrangulo retornou à condição de cidade.

No início do desenvolvimento, o município passou por grandes dificuldades, em função da luta entre as famílias da cidade, aplainadas por influência do Frei Caetano Messina, também responsável pela construção da matriz de Bom Jesus dos Pobres, padroeiro de Quebrangulo. Antonio Amorim, conhecido como "Franciscano", dono de alto poder de convencimento conseguia reunir multidões para pregar sua religião. Sua influência era tão forte que amedrontava os poderosos do lugar, como o Coronel Lucena Maranhão, enviado para desmobilizar os seguidores, sem sucesso. "Franciscano" foi assassinado em 1954 por motivos políticos.

Terra natal de Graciliano Ramos, Quebrangulo tem como ponto forte à preservação das tradições populares, com o incentivo a folguedos como Bumba-meu-Boi e o maracatu Nêga da Costa na Festa da Cultura, em setembro. A festa do padroeiro, 31 de dezembro, também atrai muitos visitantes que têm ainda, na Reserva de Pedra Talhada, a opção de desfrutar de um pedaço da Mata Atlântica próximo à cidade.

LocalizaçãoMunicípio da Região Agreste do Estado de Alagoas
Área320 km²
LimitesPalmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Chã Preta,  Lagoa do Ouro (PE) e Bom Conselho (PE)
Altitude367 m
ClimaQuente
Temperatura média anual25º C
Distância da Capital128 km
EconomiaAgropecuária
Divisão AdministrativaQuebrangulo-sede
População11.894 habitantes (2000)
Criação do Município27 de setembro de 1890
CEP57750-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade