Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Santa Luzia do Norte - Alagoas

 

Uma das povoações mais antigas do estado de Alagoas, os primeiros registros surgiram em 1633, quando foi ocupada por holandeses que invadiram e saquearam a cidade, atualmente de Marechal Deodoro. Na luta para expulsar os caetés da região, Jerônimo de Albuquerque foi o primeiro a chegar. O povoado se chamou originalmente de Lagoa do Norte, depois Santa Luzia de Siracusa e, em seguida, Outeiro de São Bento. Posteriormente chegou à denominação atual, Santa Luzia do Norte.

O pioneiro, Antonio Martins Ribeiro, ganhou terras de Miguel Gonçalves Vieira e instalou um engenho de açúcar, impulsionando o desenvolvimento da região. A vila foi criada pelo decreto de 10 de dezembro de 1830. E em 1915, no começo do século, ficou subordinado a Rio Largo. No ano de 1962, com a pressão popular, a cidade conseguiu a emancipação, por meio do decreto 2.464.

Santa Luzia, tem uma das mais significativas manifestações religiosas do Estado, com a representação da Paixão de Cristo pelas ruas da cidade na Semana Santa. O espetáculo formado por um elenco de 100 a 120 habitantes da cidade atraí grande público, com cerca de 5 a 6 mil pessoas, e cresce a cada ano.

O município também organiza um tradicional festival, onde o prato principal crustáceos como sururu e caran-guejo é servido em abundância entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro. A festa da padroeira, que dá nome à cidade e é considerada muito milagrosa, reacende a fé e a esperança, comemorada no dia 13 de dezembro.


Mapa do Site  |  Política de privacidade