Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

São José da Laje - Alagoas

 

A origem do povoado de São José da Laje está ligada às primeiras expedições comerciais feitas entre Porto Calvo, Porto de Pedras e outros municípios situados no litoral norte, além das cidades de Pernambuco de Rio Formoso, Cabo e Serinhaém.

A expansão, no entanto, foi determinada por motivos religiosos. Em 1828, uma doação feita pelo casal, José Vicente e sua mulher, Angélica de Mendonça antigos donos de engenho de açúcar, doaram 100 mil réis de terra a São José, onde mais tarde se instalou a fazenda Boa Esperança. O contorno das terras doadas não estava bem definido, mas citava o rio canhoto, no ponto onde hoje está localizada a cidade.

A partir de 1876, o povoado foi desenvolvido e denominado de Laje do Canhoto, assembléia Provincial o elevou à categoria de vila, com o título de São José da Laje. A Laje foi, também, a sede do município de Imperatriz, hoje União dos Palmares, por meio da Lei 737, de 1876, que não foi cumprida. E a resolução 896, de 1886, criou o município de São José da Laje, com os mesmos limites da freguesia, mas judicialmente ligado a União dos Palmares. Com a Constituição de 1935 o município foi assegurado à comarca.

A fé e devoção da população faz com que o município tenha programação festiva de sobra para animar os visitantes. Os destaques são: a Festa dos Santos Reis dia 6 de janeiro, a do padroeiro, São José de 10 a 19 de março e do Padre Cícero dia 28 de outubro a 1° de novembro. O carnaval em fevereiro e a Festa de Emancipação Política comemorada dia 28 de julho.


Mapa do Site  |  Política de privacidade