Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

São José da Tapera - Alagoas

 

A colonização de São José da Tapera começou, por volta de 1900, em uma fazenda, onde hoje está localizada a cidade. Próximo à fazenda, morava Antonio Francisco Alves, conhecido por Antonio Massuá, ele e a família Maciano são considerados os primeiros habitantes do município. Após alguns anos chegou Afonso Soares Vieira, vindo de Pão de Açúcar, que montou uma casa de comércio, logo depois, junto com outros moradores, fundou a feira, uma das melhores da região.

O movimento incentivou muitos agricultores a se mudar para o local. A fertilidade das terras facilitou a instalação das fazendas e muitas casas foram construídas de taipa, chamadas taperas. O padre José Soares Pinto celebrou a primeira missa da comunidade embaixo de um pé de Trapiá. Posteriormente, Afonso Soares mandou construir uma capela em homenagem a São José. A partir daí, o lugar passou a se chamar São José da Tapera.

Em 1955, a divisão administrativa de Alagoas mencionava São José da Tapera como vila de Pão de Açúcar, conhecida assim até 1957, quando, pela Lei 2.084, de 24 de dezembro, foi elevada à categoria de município autônomo. A instalação oficial foi em 1959. Muitos lutaram pela autonomia, entre eles, Eulina Paiva, José Fontes, Ernesto Pereira, Antonio Alves e Elói Lima.

A maior movimentação do município acontece em suas principais festividades: a festa do padroeiro, São José dia 19 de março e a de Nossa Senhora das Dores no dia 15 de setembro, quando há grande circulação de visitantes dos municípios vizinhos.


Mapa do Site  |  Política de privacidade