Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

São Miguel dos Campos - Alagoas

 

A primeira missão exploradora teve à frente os portugueses, Gonçalves Coelho e Américo Vespúcio, que chegaram ao local, onde hoje está o atual município de São Miguel dos Campos, através do rio São Miguel, em 1501, encontraram como habitantes os índios Sanambis, remanescentes dos Caetés.

Atraídos pela riqueza do solo, os exploradores, se estabeleceram cultivando cana-de-açúcar e outros produtos agrícolas, além da criação de gado, abrindo caminhos pelas matas e a comunicação com outras localidades como Marechal Deodoro, antiga Vila de Madalena e Anadia, Campos dos Arrozais de Inhaúns. A afinidade com esta última localidade, aliás, originou, na época, o complemento da denominação local, chamada até então apenas de São Miguel.

A bravura do povo é o marco primordial de sua história, destacando a participação dos miguelenses na luta contra holandeses, na destruição do Quilombo dos Palmares e na Revolução Republicana de Pernambuco, em 1817. Entretanto, é Ana Lins o símbolo do heroísmo do município. Em 1932, a freguesia foi elevada à vila por decreto do governo geral da Regência. A elevação à cidade aconteceu no dia 18 de junho de 1864.

O litoral de São Miguel dos Campos é privilegiado pela beleza selvagem, com destaque para suas três lagoas: Lagoa do Jequiá, a maior delas, Lagoa Azeda e Jacarecica. Seus principais eventos turísticos são a Feira da Ponte, na Semana Santa, a festa da emancipação, as festas juninas e a festa da padroeira, Nossa Senhora do Ó, dia 18 de dezembro a 6 de janeiro.

LocalizaçãoMunicípio da Região Leste do Estado de Alagoas
Área660,3 km²
LimitesBoca da Mata, Barra de São Miguel, Campo Alegre, Jequiá da Praia, Coruripe, Roteiro e Marechal Deodoro
Altitude12 m
ClimaQuente
Temperatura média anual29º C
Distância da Capital68 km
EconomiaAgroindústria, pecuária e extração de petróleo e gás natural
Divisão AdministrativaSão Miguel dos Campos-sede
População43.354 habitantes (2000)
Criação do Município18 de junho de 1932
CEP57240-000
DDD82

Mapa do Site  |  Política de privacidade