Estado de Alagoas

Página Inicial
História
Notícias
Cidades
Maceió
Símbolos
Alagoanos Notáveis
Governadores
Principais destinos
Gastronomia
Folclore Alagoano
Cultura
Economia
Esporte e aventura
Praias
Lagoas
Artesanato
Aeroporto
Teatro Deodoro
Curiosidades
Livro de Visitas
Links
E-Mail

Taquarana - Alagoas

 

Ao instalar a fazenda "Canabrava" - com a criação de gado e diversificadas lavouras - em 1750, a família Correias Pais deu origem ao atual município de Taquarana, que até sua emancipação era conhecido por "Canabrava dos Pais".

Como na maioria dos municípios alagoanos, o povoado se expandiu a partir de 1821, com a construção da matriz de Santa Cruz, num local já afastado da fazenda. Considerados também como fundadores, Luiz Carlos de Souza Barbosa, Antonio Paulino da Silva, Antonio Faustino da Silva Madeira e José Miguel Soares - com suas famílias - foram os primeiros habitantes.

Ponto de passagem obrigatório - pela estratégica posição de proximidade com a estrada que ligava o Sertão à capital -  alcançou o progresso rapidamente. Em 1938 foi elevada à condição de vila, ainda pertencendo a Limoeiro de Anadia.

Os expoentes da luta pela emancipação foram Manoel Rodrigues de Oliveira, José Tenório de Souza, Floriano de Souza Castro e Pedro Cícero da Silva. A autonomia administrativa, porém, só veio em agosto de 1962, através da Lei 2.465, que também alterou o nome da cidade para Taquarana, uma outra denominação para Canabrava - uma planta característica e abundante no Agreste - por sugestão do bispo Dom Rômulo de Farias.

Embora não tenha maiores atrativos naturais, o município se destaca pelas festividades, onde despontam toda a hospitalidade e animação de sua população, atraindo muitos visitantes de cidades vizinhas. Entre os mais animados festejos estão as festas juninas, o carnaval, a festa da padroeira Santa Cruz e a da emancipação, todas comemoradas em grande estilo.

Dados do Município

Situação Geográfica: Microrregião de Arapiraca, limites com Coité do Nóia, Igaci, Belém, Anadia e Limoeiro de Anadia. 300 metros acima do nível do mar.
Área: 153 km2
Clima: Quente. Máxima de 32° C e mínima de 22° C.
População: 17.042 habitantes.
Eleitorado: 9.222 eleitores.
Economia: Agricultura.
Educação: 4.700 vagas (redes estadual e municipal).
Saúde: 1 maternidade e 1 minihospital.
Acesso: AL-110.


Mapa do Site  |  Política de privacidade